Pular para o conteúdo principal

CO23 - Meditação


A meditação é, em sua essência, a arte de se manter alerta a tudo o que acontece dentro e fora de você. - Osho


(disponível também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast)

Afinal o que é meditar?

Olá tudo bem com vocês  e  hoje não irei  trazer uma carta do Tarot de Osho. Vamos  falar de meditação.

A Meditação é um tema muito  presente em nossos dias. E ela está presente nos ensinamentos de Osho.

Impossível não termos tido contato com esse assunto.  Temos inúmeros materiais disponíveis  tanto para quem deseja aprender ou se aprofundar. 

Temos desde textos, livros , vídeos, cursos,  grupos...Enfim um número considerável de pessoas que dedicaram e dedicam a ensinar e principalmente compartilhar  os benefícios da meditação. 

Não existe mais desculpa para aprender ou até mesmo praticar!  Quanto aos benefícios que a meditação trás, deixarei para outro episódio deixo  como lição de casa essa pesquisa para que vocês  realizem.

Mas como meditar!

A iniciativa é o primeiro passo, tire da frente conceitos que já  tenha criado ou que já  tenha ouvido e que você  defende como impeditivos para não realização. Quebre pré-conceitos!

Tais como!
Ah eu não consigo esvaziar a mente.
Poxa Eu não consigo ficar quieto sem pensar em nada, 
Ah a  meditação não tá  ligada a um religião?
Eu acho que essa história de meditação guiada é  estranho, alguém pode vir na minha mente pra me dominar.

Enfim!
Permita-se,  
Esvazie o copo!

Se vc já conhece sobre meditação espero que continue a ouvir esse episódio e que este momento seja uma troca de conhecimento.

Se vc é novo na jornada espero poder contribuir e sai motivado(a) para praticar.

Tenho um livro chamado A Bíblia da Meditação - Editora  Pensamento -  o  qual recomendo bastante , pois nele vocês irão  encontrar inúmeras  práticas  de meditação. Tem de todo tipo e gosto,  simples e complexa. Trás inúmeras dicas de como praticar.  É um livro de cabeceira que  utilizo sempre. Em outros episódio irei compartilhar algumas praticas.

Nesse livro eu gosto  muito de uma definição  sobre o que é meditação.

Aproveito  o texto que li para trazer para vocês uma reflexão do Osho sobre meditação.

Meditação - Osho

Aprender a meditar é aprender a lidar com nossa mente. 

É torná-la nossa amiga. É relaxar em você mesmo. É sentir-se confortável estando onde você está, sendo quem você essencialmente é, Sem precisar provar nada ninguém e nem mesmo para você

A meditação é um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro de nosso ser. 

Uma vez que você encontrou o centro de sua existência, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.

As raízes estão na existência, tornando você um ser humano mais integrado, um indivíduo. E as asas estão na fragrância que é liberada por estar em contato com a existência. 

A fragrância consiste de liberdade, amor, compaixão, autenticidade, sinceridade, um senso de humor, e um tremendo sentimento de alegria.

As raízes tornam você um indivíduo e as asas dão a você a liberdade do amor, para ser criativo, para compartilhar incondicionalmente a alegria que você encontrou. 

As raízes e as asas chegam juntas. Elas são dois lados de uma experiência e esta experiência é achar o centro de seu ser.

Estamos continuamente nos movendo na circunferência, sempre em algum lugar bem distante de nosso próprio ser, sempre direcionado para os outros. Quando tudo isso é abandonado, quando todos os objetos são abandonados, quando você fecha seus olhos para tudo que não é você; até mesmo sua mente, as batidas de seu coração são deixadas para trás; apenas um silêncio permanece.

Nesse silêncio você lentamente se assentará no centro de seu ser e então as raízes crescerão por si mesmas e as asas também.

Você não precisa se preocupar com elas. Você não pode fazer nada com elas. Elas chegam por si mesmas.

Você apenas preenche uma condição: que é, estar em casa; e toda a existência se torna uma alegria para você, uma bênção.

A revolução interior traz liberdade e a única maneira de fazer a gente ir através da revolução interior é a meditação.

Não consigo meditar!!! Mas Por que esta prática é tão difícil e desafiadora?

Por outro lado também sempre ouço: Ah não consigo meditar!

Mas  afinal, por que esta prática é tão difícil e até mesmo desafiadora  diante da nossa rotina? 

Pra falar sobre esse tema eu vou reproduzir o conteúdo  do vídeo da Elaine Silveira Naldi,  responsável pelo Unicidade.org onde ela compartilha muito ensinamentos sobre o assunto depois na descrição deixarei disponível o link do Instagram da Elaine e do site. 

Vale a visita para conhecer a imenso de material que ela compartilha.


Encerramento

Bem Pessoal, eu vou ficando por aqui e em breve quero compartilhar um episódio falado só da respiração, sem esse elementos não  teríamos a  meditação,  parece ser algo  sem sentido falar só da respiração, já  que todos nós  respiramos para viver e sem ela  não teríamos vida...

Você  não está  errado(a) apenas quero  acrescentar que não sabemos respirar corretamente e isso  impacta diretamente em tudo  que você realiza e com certeza a respiração adequada irá desenvolver uma controle sobre inúmeras situações.

Mas isso é assunto  para outro episódio assim como também quero compartilhar um pouco da experiência sobre Mindfullness ou também conhecido como Atenção Plena.

Bem assunto não falta, me acompanhe nessa jornada pois sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.

Um forte abraço

Namaste


Podcast Café Com Osho

O Podcast Café com Osho é apresentado e produzido por Alexandre Abreu 

Uma inciativa para que todos possam ouvir e refletir as mensagens das cartas do Tarot Zen do Osho, bem como outros textos do Osho que nos auxiliam na busca do autoconhecimento.

Te convido a acompanhar os episódios e desejo que cada áudio possa trazer, reflexão, auto conhecimento e sabedoria, promovendo transformação sempre!

Se você gostou não deixe de compartilha com amigos e parentes.

Acompanhe as publicações pelo Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast, Amazon Music, Deezer, Google Podcast entre outros — Acesse — https://linktr.ee/cafecomosho

“Alexa, toca Podcast Café com Osho ultimo episódio.”

Assinando o podcast você receberá as atualizações em seu player 

Você me encontra também: 

Todos os contatos e links - https://linktr.ee/cafecomosho

Créditos
David-Arkenstone   com Acquiring-Satellites e   Journey's End
Joel Augusto com Balada Do Louco 


Coletânea de Livros do Osho - no menu desse site ou ainda click aqui 

Conheça o Tarot Zen, de Osho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CO13 - A Cura

(disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Você é quem carrega a sua chaga. Enquanto existir o ego, o seu ser como um todo será uma ferida. E você irá carregá-la por aí. Ninguém está interessado em feri-lo, ninguém está de fato esperando para machucá-lo; todos estão ocupados em proteger os seus próprios ferimentos. Quem teria tanta energia para ainda querer atingi-lo? Mas, ainda assim, acontece, porque você está demasiado pronto para ser atingido, demasiado pronto, apenas na expectativa de que alguma coisa aconteça. É impossível atingir um homem do Tao. Por quê? Porque não existe ninguém ali para ser atingido. Não há nenhuma ferida. Ele é saudável, curado, pleno. A palavra ´pleno´ é bonita. Em inglês, a palavra ´curar´ [to heal] vem de ´pleno´ [whole], e a palavra ´sagrado´ [holy] tem também a mesma origem. O homem de Tao é inteiro, curado, sagrado. Tenha consciência da sua ferida. Não deixe que piore: cure-a; e ela só será curada quando você se de

CO22 - Indo com a Correnteza

Quando eu digo "transforme-se em água", quero dizer "transforme-se num fluxo" -- não fique estagnado. Mova-se, e mova-se como a água. (disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Lao Tzu diz: A maneira de ser do Tao é igual à de um curso d`água. Movimenta-se como a água. E como é o movimento da água? Ou um rio? Esse movimento tem algumas coisas belas em si. Uma delas é que a água se desloca sempre em direção à profundeza, sempre procura o terreno mais baixo. A água não tem ambição, nunca briga por ser a primeira: ela quer ser a última. Lembre-se de que Jesus disse: "Os últimos serão os primeiros no meu reino de Deus". Ele estava falando sobre essa maneira de ser do rio, do Tao -- sem mencioná-la, mas falando a respeito dela. Quanto a você, seja o último, seja sem ambição. Ambição significa subir morro acima. A água vai para baixo, procura o terreno mais baixo, quer ser uma não-entidade. Não quer proclamar-se especial, ex

CO21 - O Mestre

Aqui eu gostaria de dizer algo, que tenho guardado como um segredo por toda minha vida. Eu nunca quis ser um Mestre para ninguém... (disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Ser um mestre é uma tarefa muito estranha. Você precisa convencer pessoas sobre o coração utilizando argumentos e razões, racionalidades, filosofia, você tem que usar a mente como uma serva do coração. O trabalho do mestre é lhe afastar da mente, para que toda sua energia se mova para o coração. Você captou o sentido? A palavra mestre cria a idéia do discípulo, do seguidor. Como pode haver um mestre sem um discípulo, sem um seguidor? Mas no sentido espiritual da palavra, mestre significa domínio de si mesmo. Não tem nenhuma relação com qualquer seguidor; não depende da multidão. Um mestre sozinho é suficiente. O novo homem de que tenho falado será um mestre de si mesmo. Osho Simbolismos da - Carta - O Mestre- Arcano Maior - Tarot Zen, de Osho No Zen, o Mestre não é um mestre d