Pular para o conteúdo principal

CO09 - O Tarot Zen, de Osho



No episódio de hoje eu vou falar um pouco da história do Tarot  Zen, de Osho, Tarot  Zen do Osho ou ainda Tarot Zen como alguns chamam.

(disponível também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast)

Ele é baseado nos ensinamentos de Osho e tem em sua composição belas cartas e estrutura um pouco diferentes do modelo padrão.

Digamos que bem diferente como de Marselha ou o de Rider Waite, os elementos são bem distintos, mas possui em sua essência significados parecido com as cartas tradicionais.

Mas elas vão além da função premonitória de um oráculo e por ser baseado na filosofia Zen, trata-se de um jogo que privilegia o momento presente e incita a meditação e o uso da intuição como instrumentos para se atingir o equilíbrio e integridade pessoal.  

É uma excelente ferramenta adotada por tarólogos estudiosos interessados em oráculos.  

As cartas ajudam ao consulente e ao leitor na busca do seu Eu,  de forma intimista levando à conclusão e compreensão através da intuição. 

Esse baralho oferece como principal conceito a evolução individual de cada pessoa, para que assim possamos nos libertar de tudo que nos impedem de progredir e realizar sonhos.

É um oráculo que se concentra no poder da intuição, onde as forças serão direcionadas para o ponto que faz bem ao ser,  a meta é simplesmente encontrar a paz pessoal realização e alegria.

O baralho foi lançado em 1995 por Ma Deva Padma que o batizou de Osho Zen Tarot e aqui no Brasil ele levou o nome de o Tarot Zen de Osho. 

Por conhecer a estrutura tradicional do tarot de Marselha e do Rider Waite, ela colocou muita ousadia nas releituras das cartas perante ao tarô tradicional e proporcionou uma estrutura próxima, porém com elementos distintos, que num próximo episódio eu vou detalhar com mais precisão. 

Ma Deva Padma usa das artes contemporâneas, fugindo  do conceito medieval da formação clássica de um Tarot. O que chamamos de cartas da corte e muito presente nos demais tarot como rainhas, reis, valetes. 

Ela confere uma maior leveza nos traços, mas expressando da mesma forma a intensidade de  cada significado contido nos arcanos. Eu diria que não é uma proximidade,  é uma outra leitura de forma que você não vai ter uma carta do Carro, no baralho de Rider Waite, comparado ao baralho do Osho.

São recorrentes nas cartas referências visuais que remete a Buda retratando como um ser iluminado, indivíduos em postura de meditação, ao símbolo do equilíbrio, do princípio feminino e masculino, yin/yang a perfeição da flor de lótus, os 7 chakras, as forças da natureza tais como lua, sol, os animais e os quatro elementos, entre outras tantas simbologias.

Apesar de ser um oráculo que trabalha com a intuição as cartas possui um grau maior de dificuldade para ser interpretadas e o leitor precisa conhecer um pouco da cultura budista e os ensinamentos de hoje para poder interagir totalmente com o mistério desse baralho.

O tarot de Osho é uma ferramenta de autoconhecimento e como nós sabemos o autoconhecimento é uma grande a arma que temos para nos fortalecer perante obstáculos  e  evitarmos caminhos desagradável. 

A cada barreira que nós superamos tornamo-nos cada vez mais sábio e a nossa alma caminha para evolução.

Desafio adquirirem e estudarem mais do Tarot Zen do Osho. Eu vou proporcionar alguns episódios com as mensagens. 

Desafio a irem além para encontrar sua força interior e acredite nas possibilidades. Você pode superar qualquer eventualidade que esteja em seu caminho, afinal a vida é sua e as energias estão ao seu favor, basta saber compreendê-las.

Podcast Café Com Osho

O Podcast Café com Osho é apresentado e produzido por Alexandre Abreu 

Uma inciativa para que todos possam ouvir e refletir as mensagens das cartas do Tarot Zen do Osho, bem como outros textos do Osho que nos auxiliam na busca do autoconhecimento.

Te convido a acompanhar os episódios e desejo que cada áudio possa trazer, reflexão, auto conhecimento e sabedoria, promovendo transformação sempre!

Se você gostou não deixe de compartilha com amigos e parentes.

Acompanhe as publicações pelo Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast -  Acesse — https://linktr.ee/cafecomosho

Assinando o podcast você receberá as atualizações em seu player 

Você me encontra também: 

Todos os contatos e links - https://linktr.ee/cafecomosho

Conheça o Tarot Zen, de Osho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CO13 - A Cura

(disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Você é quem carrega a sua chaga. Enquanto existir o ego, o seu ser como um todo será uma ferida. E você irá carregá-la por aí. Ninguém está interessado em feri-lo, ninguém está de fato esperando para machucá-lo; todos estão ocupados em proteger os seus próprios ferimentos. Quem teria tanta energia para ainda querer atingi-lo? Mas, ainda assim, acontece, porque você está demasiado pronto para ser atingido, demasiado pronto, apenas na expectativa de que alguma coisa aconteça. É impossível atingir um homem do Tao. Por quê? Porque não existe ninguém ali para ser atingido. Não há nenhuma ferida. Ele é saudável, curado, pleno. A palavra ´pleno´ é bonita. Em inglês, a palavra ´curar´ [to heal] vem de ´pleno´ [whole], e a palavra ´sagrado´ [holy] tem também a mesma origem. O homem de Tao é inteiro, curado, sagrado. Tenha consciência da sua ferida. Não deixe que piore: cure-a; e ela só será curada quando você se de

CO22 - Indo com a Correnteza

Quando eu digo "transforme-se em água", quero dizer "transforme-se num fluxo" -- não fique estagnado. Mova-se, e mova-se como a água. (disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Lao Tzu diz: A maneira de ser do Tao é igual à de um curso d`água. Movimenta-se como a água. E como é o movimento da água? Ou um rio? Esse movimento tem algumas coisas belas em si. Uma delas é que a água se desloca sempre em direção à profundeza, sempre procura o terreno mais baixo. A água não tem ambição, nunca briga por ser a primeira: ela quer ser a última. Lembre-se de que Jesus disse: "Os últimos serão os primeiros no meu reino de Deus". Ele estava falando sobre essa maneira de ser do rio, do Tao -- sem mencioná-la, mas falando a respeito dela. Quanto a você, seja o último, seja sem ambição. Ambição significa subir morro acima. A água vai para baixo, procura o terreno mais baixo, quer ser uma não-entidade. Não quer proclamar-se especial, ex

CO21 - O Mestre

Aqui eu gostaria de dizer algo, que tenho guardado como um segredo por toda minha vida. Eu nunca quis ser um Mestre para ninguém... (disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Ser um mestre é uma tarefa muito estranha. Você precisa convencer pessoas sobre o coração utilizando argumentos e razões, racionalidades, filosofia, você tem que usar a mente como uma serva do coração. O trabalho do mestre é lhe afastar da mente, para que toda sua energia se mova para o coração. Você captou o sentido? A palavra mestre cria a idéia do discípulo, do seguidor. Como pode haver um mestre sem um discípulo, sem um seguidor? Mas no sentido espiritual da palavra, mestre significa domínio de si mesmo. Não tem nenhuma relação com qualquer seguidor; não depende da multidão. Um mestre sozinho é suficiente. O novo homem de que tenho falado será um mestre de si mesmo. Osho Simbolismos da - Carta - O Mestre- Arcano Maior - Tarot Zen, de Osho No Zen, o Mestre não é um mestre d