Pular para o conteúdo principal

CO14 - Final de Ano - Osho e Fernando Pessoa



(disponível também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast)
E de acordo com nosso o calendário gregoriano, chegamos a mais um final de ano!
No mundo temos próximos a 8 tipos de calendários como chines, judaico, islâmicos, etiopês entre outros.

Enfim, todos nós seguimos contando os dias nas folhinhas distribuídas pelo comércio, nas agendas em papel ou nos calendários dos Smartphone.

É a época do encerramento, da esperança no futuro, do projeto de felicidade mais próximo.

O ano virou, são novos os tempos e as expectativas...

O fim do ano sempre sugere, de forma geral, o fim de um ciclo. E ciclos, quando terminam, fazem-nos pensarmos nos que se iniciam.

Para muitos a virada do ano torna mais real a sensação de que o jogo zerou, a vida recomeçou ou de que estão brancas as páginas do livro de uma nova história que vamos escrever a partir do minuto seguinte.

Pode até ser, acredito que algumas coisas são assim, mas nem tudo é assim até pq algumas coisas não se finalizam apenas com o romper de um novo ciclo

Fernando Pessoa - Ano Novo - Poema

Ficção de que começa alguma coisa!
Nada começa: tudo continua.
Na fluida e incert
a essência misteriosa
Da vida, flui em sombra a água nua.
Curvas do rio escondem só o movimento.
O mesmo rio flui onde se vê.
Começar só começa em pensamento.

Particularmente, gosto quando o poeta diz que a vida flui; como um rio, flui. Porque o verbo “fluir” contém uma ideia de movimento maior do que o verbo “continuar”. Continuar é dar sequência ao que se tem, ao que se vive, repetir os passos. Fluir é movimentação irregular, por caminhos inesperados; é continuidade no andar, subir e descer por pedras enquanto se deixar levar pela correnteza; é passar pelas curvas do rio. Gosto também quando diz que tudo percorre incerteza e mistério. Também quebra a ideia de estagnação.

Perfeita a imagem que cria: a água, mesmo estando nua, flui em sombra pela misteriosa essência da vida. 

E arrisco uma leitura pessoal, mesmo nós, entregues com a alma desarmada e exposta, caminhamos para o novo, para novos caminhos, no escuro e sem a certeza de sucesso nem de fracasso, porque a vida é, essencialmente, imprevisível.

E para contribuir com essa reflexão eu trago um texto de Osho.

E alguma momento de sua vida perguntaram a Osho:

Osho, se fosse para tomar uma única resolução de ano novo, qual você sugeriria?

Esta e só esta pode ser a resolução de ano novo: Eu resolvo nunca fazer qualquer resolução porque todas as resoluções são restrições do futuro. Todas as resoluções são prisões. Você decide hoje em vez de amanhã? Você destruiu o amanhã.

Permita que o amanhã tenha sua própria existência. Deixe que ele venha à maneira dele! Deixe-o trazer seus próprios presentes.

Resolução significa que você irá permitir apenas isso e que você não irá permitir aquilo. Resolução significa que você gostaria que o sol nascesse no oeste e não no leste. Se ele nasce no leste, você não vai abrir as suas janelas, você vai manter as janelas abertas para o oeste.

O que é resolução? Resolução é luta. Resolução é ego. Resolução é dizer: “Eu não posso viver de forma espontânea.” E se você não pode viver de forma espontânea, você absolutamente não vive – você só finge.

Então, deixe apenas uma resolução estar lá: eu nunca vou fazer quaisquer resoluções. Jogue fora todas as resoluções! Deixe a vida ser uma espontaneidade verdadeira. A única regra de ouro é que não existem regras de ouro.

E por fim finalizo com um poema de Gabriela Gabiss

O tempo passa muito rápido, e não pode...

O tempo passa muito rápido, e não pode ser desperdiçado, então viva cada momento como se fosse único, não perca tempo com bobagens, não perca tempo pensando em viver a vida de outras pessoas, foque somente na sua vida, e vá enfrente, siga seu coração, corra atrás de seus sonhos, viaje, dance, pule, corra, grite, saia, beije, brinque, sorria mais, se for chorar que seja de alegria. A vida é tão curta pra não ser vivida, então se entregue de corpo e alma, e vá vive-la, porque se você não viver a sua vida, quem é que vai viver por você?

No Episódio prometi a letra da ultima Musica:

Happy new year (2011)
PIGAMMA SOUND

Ten, nine, eight, seven, six, five,
four, three, two, one..New year!

A year as gone away and the new year is coming up
with any certainty, with all the hopes
and now...you do!
You look in the peace, you look in your heart,
there is what you need and...what you dreams?
And now...you do!

You will feel her hands that caresses your face with love,
you will feel on your skin the heat of the stars in the sky,
you will take the hope to be better and to have more,
now sings and dances to the rythm of your heart and you'll win.

Happy new year
to you my dear friend,
you are the most important thing in my heart.
Happy new year
to those around you,
because the love is only way to live and sing.
Happy new year
to all those you hope,
to find truth in the world and within themselves.
Happy new year
to me and P.P.Sound,
to the new young song will be born today.

This is the rythm that you have
in the new year that you have.

You leave the door wide open and dust will come with dew,
that will free you and take you in the night,
and now...you do!
I would hope that your year was wonderful and blue
and that your mouth was always smiling too,
and now...you do!

You will find in the world that you are not alone in the roads,
the confusion that oppresses you, solutions so far is not forever,
already this year's the fog will fade and you
singing and dancing to the rythm of your heart and you'll win.

Happy new year
to you my dear friend,
you are the most important thing in my heart.
Happy new year
to those around you,
because the love is only way to live and sing.
Happy new year
to all those you hope,
to find truth in the world and within themselves.
Happy new year
to me and P.P.Sound,
to the new young song will be born today.

Happy new year!

Podcast Café Com Osho

O Podcast Café com Osho é apresentado e produzido por Alexandre Abreu 

Uma inciativa para que todos possam ouvir e refletir as mensagens das cartas do Tarot Zen do Osho, bem como outros textos do Osho que nos auxiliam na busca do autoconhecimento.

Te convido a acompanhar os episódios e desejo que cada áudio possa trazer, reflexão, auto conhecimento e sabedoria, promovendo transformação sempre!

Se você gostou não deixe de compartilha com amigos e parentes.

Acompanhe as publicações pelo Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast -  Acesse — https://linktr.ee/cafecomosho

Assinando o podcast você receberá as atualizações em seu player 

Você me encontra também: 

Todos os contatos e links - https://linktr.ee/cafecomosho

Conheça o Tarot Zen, de Osho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CO13 - A Cura

(disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Você é quem carrega a sua chaga. Enquanto existir o ego, o seu ser como um todo será uma ferida. E você irá carregá-la por aí. Ninguém está interessado em feri-lo, ninguém está de fato esperando para machucá-lo; todos estão ocupados em proteger os seus próprios ferimentos. Quem teria tanta energia para ainda querer atingi-lo? Mas, ainda assim, acontece, porque você está demasiado pronto para ser atingido, demasiado pronto, apenas na expectativa de que alguma coisa aconteça. É impossível atingir um homem do Tao. Por quê? Porque não existe ninguém ali para ser atingido. Não há nenhuma ferida. Ele é saudável, curado, pleno. A palavra ´pleno´ é bonita. Em inglês, a palavra ´curar´ [to heal] vem de ´pleno´ [whole], e a palavra ´sagrado´ [holy] tem também a mesma origem. O homem de Tao é inteiro, curado, sagrado. Tenha consciência da sua ferida. Não deixe que piore: cure-a; e ela só será curada quando você se de

CO22 - Indo com a Correnteza

Quando eu digo "transforme-se em água", quero dizer "transforme-se num fluxo" -- não fique estagnado. Mova-se, e mova-se como a água. (disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Lao Tzu diz: A maneira de ser do Tao é igual à de um curso d`água. Movimenta-se como a água. E como é o movimento da água? Ou um rio? Esse movimento tem algumas coisas belas em si. Uma delas é que a água se desloca sempre em direção à profundeza, sempre procura o terreno mais baixo. A água não tem ambição, nunca briga por ser a primeira: ela quer ser a última. Lembre-se de que Jesus disse: "Os últimos serão os primeiros no meu reino de Deus". Ele estava falando sobre essa maneira de ser do rio, do Tao -- sem mencioná-la, mas falando a respeito dela. Quanto a você, seja o último, seja sem ambição. Ambição significa subir morro acima. A água vai para baixo, procura o terreno mais baixo, quer ser uma não-entidade. Não quer proclamar-se especial, ex

CO20 - O Louco

Tolo é quem confia sempre; tolo é quem continua confiando, contrariamente ao que recomendam todas as suas experiências vividas. Você o engana, e ele confia em você; você o engana de novo, e ele continua confiando; você o engana mais uma vez, e ele ainda confia em você. Então você dirá que ele é um tolo, que não aprende. A confiança dele é enorme; é uma confiança tão pura que ninguém consegue corrompê-la. (disponível  também no Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast) Seja um tolo no sentido taoísta, no sentido do Zen. Não tente criar uma muralha de conhecimentos em torno de você. Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-se dela. Vá limpando sua mente o tempo todo; vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui-agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê. No começo isso será muito difícil. O mundo começará a tirar vantagem de você... deixe que o façam. São uns pobres